Devocionais






Crescer no Corpo, na Mente e na Alma



Lucas 2:40 - E o menino crescia, e se fortalecia em espirito, cheio de sabedoria; e a raça de Deus estava sobre ele.



Os Evangelhos dizem quase nada sobre a infância e a adolescência de jesus.  As poucas informações que revelam, porém, são importantes. "O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus."

O modelo ideal de desenvolvimento pessoal  foi aplicado na formação humana de Jesus, o Filho Unigênito do Senhor. Fisicamente, "o menino crescia e ficava forte". Crescia mentalmente, com "muita sabedoria". Quanto a sua dimensão espiritual, "era abençoado por Deus".


O desenvolvimento pessoal de Jesus é o nosso modelo. Como discípulos do Cristo, temos que cuidar do nosso corpo, da nossa mente, do nosso espírito. Aqueles que frequentam regularmente as reuniões das igrejas têm oportunidade de se exercitar espiritualmente. Quando adquirimos o hábito do estudo bíblico, em oração, a sabedoria do Senhor vai nos moldando de acordo com a “mente de Cristo”. Parece que o nosso corpo físico precisa de mais atenção. Afinal de contas, ele é “o templo do Espírito Santo, que habita em vós”. Algum cristão já imaginou o corpo de Jesus ameaçado pelo sedentarismo e pelo excesso de gorduras? Ou desfigurado pela drogas e pela prostituição? Esta é a oração de Paulo: “que apresenteis os vossos corpos c
omo um sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS.







Salmo 34:8
                                                        




 Provai,  e  vede  que  o  SENHOR  é  bom;  bem-aventurado  o  homem  que  nele  confia.





Quase destruído pelo rei Abimeleque, Davi descobriu, pessoalmente, a realidade dos livramentos divinos. Escrevendo um salmo a respeito, Davi recomenda: “Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança Nele.” (Salmo 34:8).

O jovem pastor de ovelhas, Davi, cresceu ouvindo de seu pai sobre a providência divina. Mas após Samuel tê-lo ungido rei, não faltaram dificuldades e perigos para lhe roubar o sossego. Foi a partir das suas experiências próprias e individuais que Davi descobriu a diferença entre ouvir falar e experimentar em si mesmo. A descoberta do rei não foi que Jeová impede que qualquer tipo de provação nos atinja. Sua descoberta foi realista: o Senhor permite problemas e sofrimentos na vida dos crentes – todavia, nunca somos largados à nossa própria sorte, quando as dificuldades nos atingem.



                             


Salmos 1:1 - Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 

Como é maravilhoso estar pertinho de nosso Pai Celestial. Os salmos são poemas, orações e cânticos de gente que viveu a fé de perto. A leitura destas palavras nos mostra de que forma os antigos se dirigiam a Deus em louvor, gratidão e súplicas. Mais do que isso, percebemos nos salmos que o relacionamento com o Eterno não ficava no campo da teoria, mas era uma experiência real, palpável e relevante.

Foi diante de um novo tempo que se abriu perante mim que o Senhor me trouxe de volta a este livro. E os salmos se iniciam com um convite aos seus leitores: “Você quer experimentar a verdadeira felicidade? Troque os maus relacionamentos por uma vida pautada pela Palavra de Deus” (Sl 1.1,2). Ser amigo do mundo pode proporcionar algum tipo de alegria e prazeres passageiros. Ser amigo de Deus nos garante a vida eterna por Cristo Jesus, Nosso Senhor.



Que Deus em Cristo vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário